Humanização e tecnologia os pilares da nossa metodologia de ensino em Londrina

Humanização e tecnologia: os pilares da nossa metodologia de ensino em Londrina

Uma boa metodologia de ensino, que se preocupa não só em ensinar como em desenvolver cidadãos para um grande futuro, precisa ter pilares fundamentais que regulam e buscam nortear todas as diretrizes e decisões. No Colégio Innovativo*, esses pilares são a humanização e a tecnologia.

16 anos, o Innovativo oferece uma metodologia de ensino e de aprendizado contínuo com qualidade em Londrina, sendo referência em educação na cidade. Somos uma escola feita à mão, especialmente pensada para a evolução de nossos alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e indo até o Ensino Médio.

Nossa missão é proporcionar um ambiente saudável e que consiga estimular cada estudante, levando-o a alcançar o máximo de seu potencial, mas preservando suas individualidades e características com muito respeito e acolhimento.

Por isso aliamos humanização e tecnologia criando um processo de aprendizagem dinâmico e atuante, sempre buscando como base que nossos alunos tenham mais qualidade de ensino, maior protagonismo, aprofundem seu senso crítico e de responsabilidade, sejam colaborativos e aprendam a importância da participação em sociedade.

Entenda melhor como isso funciona.

Humanização e acolhimento

Aqui no Colégio Innovativo, buscamos oferecer uma educação com o olhar voltado ao aspecto de humanização, ou uma aproximação que favoreça um contato mais direto, deixe o estudante mais à vontade, que o faça se sentir importante e parte de todo o processo.

Nós nos preocupamos em conhecer cada aluno de forma pessoal, próxima, sabendo o nome deles, de seus pais e demais familiares. Isso faz toda a diferença para quebrar a ideia de que a escola é um lugar quadrado, onde o aluno se sente só mais um entre vários outros.

Além disso, essa proximidade ajuda a compreender melhor as características e habilidades individuais deles, facilitando no processo de aprendizagem, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

E a maneira mais eficaz para fazer isso é acabar com a ideia de que o aluno só está ali para receber conhecimento. É nosso papel proporcionar um ambiente no qual ele se sinta parte e se desenvolva de uma maneira integrada, que provoque questionamento e reflexão, que seja um momento único e significativo.

Nossa metodologia de ensino busca entregar os melhores estímulos para cada aluno, de forma individual e personalizada, potencializando suas características mais fortes, ajudando-os a superar seus desafios, e fazendo com que se tornem capazes de atingir os melhores resultados, sejam escolares ou na vida.

Tecnologia e inovação

Também pensando no aspecto humano de nossos alunos, temos de nos comunicar com eles em uma linguagem que não só entendam, como dominam muito: a linguagem da tecnologia e todos os recursos digitais que temos atualmente.

Nos últimos 10 anos, nosso colégio se desenvolveu muito no aspecto digital, e isso se deu porque entendemos que é cada vez mais necessário construir um elo entre estudante e escola.

Com isso, foi desenvolvida nossa metodologia de tecnologia educacional utilizando as TICs, recursos tecnológicos que disponibilizamos no Innovativo tanto para docentes como para estudantes.

Vimos que nosso dia a dia com os alunos precisava se pautar também pelo meio online, e toda essa educação tecnológica e inovação fizeram com que o Innovativo se tornasse referência na cidade, além de adquirir uma posição de escola supermoderna.

Além disso, percebemos que a proibição da tecnologia como celulares, computadores e internet não se encaixava mais na sociedade atual. Aliás, só iria afastar ainda mais os alunos e não nos traria os resultados que queríamos.

Não podemos ignorar que os estudantes de hoje e amanhã são nativos digitais e, pensando nisso, quebramos os velhos paradigmas da educação tradicional e entramos de cabeça no universo que eles já estão super familiarizados: o online.

Escola Google

É por isso que o Innovativo é uma Escola Google há mais de 5 anos. Oferecemos material didático totalmente digital para alunos do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio há 10 anos e disponibilizamos chromebooks para professores e alunos, auxiliando muito no aprendizado diário. Além disso, coletamos e mensuramos dados de ensino em tempo real por nossas plataformas.

Esse é o nosso jeito de ensinar, uma evolução da educação através de uma metodologia de ensino única, rompendo a barreira que existia entre alunos e professores no que se referia ao aspecto digital, deixando-os mais livres e com muito mais vontade de aprender, em uma linguagem que dominam desde que nasceram.

Além disso, implementamos dentro da nossa grade curricular a disciplina de educação digital, onde debatemos temas atuais no universo tecnológico como cyberbullying, fake news, criação de perfis na internet, publicações online, amizades nesse meio e outros assuntos abordados de forma pedagógica e em parceria com a família, ajudando na orientação e acompanhamento.

Buscamos preparar crianças e adolescentes para todos os aspectos da realidade atual, principalmente o digital, muitas vezes ignorado e tratado como tabu pelo ensino tradicional.

Instigue seu filho a ser protagonista de sua história

Fazemos tudo isso para formar pessoas capazes de tomar decisões que mudem o mundo. Cidadãos que são protagonistas, e que sempre estejam inseridos na construção do conhecimento.

Quer conhecer melhor como fazemos tudo isso? Agende agora mesmo a sua visita!