Saiba como escolher a primeira escola do seu filho

Como escolher a primeira escola do meu filho?

A decisão de colocar a criança pela primeira vez na escola envolve uma série de outras definições e ações. A primeira delas é justamente escolher qual será a primeira escola do filho.

Para fazer essa escolha de maneira consciente e tranquila, o primeiro passo é entender qual é a atual necessidade da criança e da família.

Será necessário período integral, meio período? A localização é importante? Precisa estar no caminho para o trabalho dos pais, ou próximo à residência? Se houver alguma emergência, quanto tempo algum responsável leva para se deslocar até à escola?

Essas são algumas perguntas que já começam a dar um norte para os pais, mas existem outras um pouco mais complexas que iremos abordar neste artigo.

E fora do Instagram, é isso mesmo?

Um dos primeiros contatos que os pais têm com as escolas é pela internet. Seja por um site ou redes sociais, é comum que a família busque mais informações online sobre o local e já tenha pré-conceitos sobre o colégio.

A internet é uma ferramenta incrível e realmente ajuda muito nesse processo, mas é preciso ficar atento se na “vida real” todas as propostas e promessas feitas online são cumpridas. Por isso, é fundamental fazer uma visita presencial e observar atentamente se há coerência entre o discurso e a prática.

Não subestime a Proposta Pedagógica

Alguns pais quando vão matricular as crianças na Educação Infantil muitas vezes não dão atenção à proposta pedagógica. Eles acreditam que pelo fato de as crianças serem muito pequenas esse não é um ponto tão relevante.

Mas esse é um grande erro.

A proposta pedagógica é o que define o DNA da escola. Mais do que apenas abordar a metodologia e a linha pedagógica seguida, ela define os valores da escola, suas metas e objetivos.

Essas definições irão nortear toda a forma de abordagem e condução da criança no dia a dia. Por isso, é muito importante que os valores e a metodologia da escola estejam em ressonância com o que a família busca e acredita, afinal é ali que a criança irá passar boa parte do tempo.

Avalie o espaço físico

O espaço físico é muito importante, principalmente para os pequenos que estão na fase de descobrir um mundo novo fora do seio familiar. Por isso, veja o que a escola oferece em termos quantitativos (muito ou pouco espaço) e qualitativos (tipo, variedade e qualidade dos brinquedos, materiais usados, entre outros).

Avalie também a aparência e higiene do local. É um ambiente que transmite acolhimento? É um local frio e distante? As coisas estão limpas e em ordem ou desorganizadas e sujas? Há área externa disponível, contato com a natureza, ou as crianças passam mais tempo em sala de aula? A escola precisa ser um lugar que permita as crianças se movimentarem de forma livre, mas também segura.

Saiba como escolher a primeira escola do seu filho
Aluninhas Innovativas

Entenda como é a alimentação

A alimentação é outro fator que deve ser questionado durante a visita presencial. Veja se há uma nutricionista elaborando o cardápio, se as opções são mais naturais ou industrializadas e se há possibilidade de adaptações no caso de crianças com alergias ou intolerâncias.

Conheça os professores e funcionários

É com esses adultos que seu filho irá passar uma boa parte do tempo, por isso não limite a visita apenas à conversa com a direção. Converse com professores e outros funcionários, veja como se comportam com as outras crianças e com os pais, se tem um perfil acolhedor que transmita confiança.

Questione também se a escola investe na formação continuada dos professores, para que eles estejam sempre atualizados.

Pergunte se há um protocolo adaptação

Os primeiros dias na Educação Infantil são repletos de desafios. É a primeira vez que muitas crianças vão ficar tanto tempo longe dos pais na companhia de estranhos. É tudo muito novo e assustador para eles. Por isso é muito importante que toda a escola seja treinada e esteja preparada para esse momento.

Além disso, também é um momento de apreensão e ansiedade para os pais, principalmente os de primeira viagem. Por isso, aqui no Innovativo, nós desenvolvemos o Protocolo Minha Primeira Escola, com 4 procedimentos que envolvem a participação de pais, professores e equipe pedagógica. Esse protocolo exclusivo do Innovativo é fundamental nesse processo de transição, trazendo mais conforto para os pais e segurança para as crianças.

Sobre o Colégio Innovativo:

O Innovativo valoriza muito um ambiente acolhedor e costumamos dizer que é uma escola Feita à Mão. Um dos nossos pilares é a Humanização, por isso, buscamos conhecer cada aluno pelo nome, assim como seus pais e demais familiares.

Essa proximidade nos ajuda a compreender as características e habilidades individuais de cada estudante, facilitando o processo de aprendizado em todas as etapas da formação do aluno.

Além da Educação Infantil, o Colégio Innovativo oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio e figura há anos como uma das escolas TOP 10 Enem de Londrina.

Conheça mais sobre o Colégio Innovativo*. Agende uma visita agora mesmo.