Ensino Fundamental e Médio Londrina

Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Innovativo visitam UHE Eng. Sérgio Motta

Na segunda feira, 20 de agosto de 2018, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Pontual fizeram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, situada na cidade de Rosana, SP.

Os alunos foram acompanhados pelos orientadores do Colégio Innovativo, Edson Gonçalves, Elimara Prudente e Rodolfo Sanchez, além preparadíssimo guia, Sr. Laércio Batista, engenheiro da empresa CESP que gerencia a usina.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Hidrelétrica, que conta com 14 geradores em funcionamento e mais 4 que ainda não estão operando.

Além de gerar energia com a movimentação da água a usina pesquisa fontes alternativas de geração, tais como Energia Eólica, produzida pelos ventos e Energia Solar Fotovoltaica, produzida pela capitação da luminosidade solar. A pesquisa tem o intuito de conhecer outras fontes e transformar o país em um polo diversificado de geração elétrica.

Depois de conhecer o funcionamento da usina os alunos participaram de um passeio de barco, onde puderam ver a extensão dos rios que abastecem a Hidrelétrica, estar sobre a tríplice fronteira dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso e ver a junção dos Rios Paraná e Paranapanema, que causam colorações diferentes na água.

Fora todo o conhecimento adquirido, o passeio foi ótimo, a paisagem estonteante e a diversão garantida. Todos adoraram!

O Colégio Innovativo agradece a CESP, por proporcionar conhecimento “in loco” aos alunos do Pontual, o Sr. Laércio, os orientadores e, especialmente, os alunos que participaram muito bem das atividades!

Valeu pessoal!

Uma escola feita à mão…