Desvendando a Energia Elétrica

Projeto: Desvendando a Energia Elétrica

Orientador: Edson Gonçalves

facebook.com/pontuallondrina

A crescente busca por novas tecnologias elétricas nos abre um leque  para uma grande variedade de produtos. Com isso as industrias e as empresas de manutenção deste produtos tornam cada dia mais possuidores desta tecnologia, tornando assim o consumidor cada vez mais leigos neste mundo da eletricidade. Mas,  estamos nós preparados para compreender o mínimo possível desta tecnologia? Se depararmos com um técnico e ele citar sobre diodo, capacitores, relê, resistores, leds e entre outros, saberíamos pelo menos fazer uma relação sobre o objeto citado?

A Estação Desvendando a Energia Elétrica, busca mostrar neste semestre a montagem de circuitos em serie e paralelo e alguns componentes elétricos usados em vários equipamentos e também a sua utilidade dentro daquele circuito.

Através de uma ligações em uma placa protoboard, os alunos montaram vários circuitos com a utilização de uma bateria de 9V como “gerador” de energia elétrica. Outro fator importante nesta  estação é a montagem de circuitos com Circuitos Integrados (CI), dentre os quais o CI 555 (gerador de onda), CI 4511 (decodificador para display de sete segmentos) e o CI 4017 (seletora de sinal), buscando assim a compreensão dos alunos sobre funcionamento destes componentes em um equipamento elétrico.

Além disto trabalharemos a introdução a plataforma Arduino, programador muito utilizado atualmente na Robótica e em automação Residências  e industriais.