Conforme o Ensino Médio vai chegando, aumenta o anseio dos pais pelo sucesso no ingresso dos filhos em uma universidade e ter um bom futuro no mercado de trabalho.
Mas, infelizmente, não está fácil arrumar emprego no Brasil, e entre os jovens esse dado é ainda pior. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Economia, em 2021 a taxa de desemprego geral estava na casa dos 14%. No entanto, entre os jovens no mercado de trabalho, o número chegava a 31% do total.
E isso não se restringe apenas ao período de pandemia. De acordo com uma matéria da revista Exame, há pelo menos seis anos apenas dois em cada 10 jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram nenhuma vaga de emprego.
Mas por que isso acontece?
Continue a leitura deste artigo e entenda o cenário dos jovens no mercado de trabalho, as principais dificuldades e como os pais podem ajudar os filhos nessa fase tão importante.
5 principais barreiras dos jovens no mercado de trabalho
A dificuldade de os jovens ingressarem no mercado de trabalho se dá principalmente por esses cinco fatores:
- Falta de experiência;
- Conflito de gerações;
- Vergonha para procurar emprego;
- Falta de instrução sobre preparo de currículo e como se portar nas entrevistas;
- Falta de preparação melhor ou educação de qualidade.
Leia também: Novo Ensino Médio – Você já ouviu falar?
Como ajudar seu filho a entrar no mercado de trabalho?
Agora que vimos os 5 principais desafios, veja como os pais podem ajudar os jovens no mercado de trabalho em cada um desses pontos.
Estimule o trabalho voluntário ou o ingresso no Jovem Aprendiz
Para driblar a falta de experiência, é possível buscar uma vivência antes de se formar no Ensino Médio de duas maneiras: fazendo trabalho voluntário em ONGs ou ingressando no programa Jovem Aprendiz, que permite que jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio ingressam no mercado de trabalho, com todos os direitos trabalhistas de um trabalhador comum.
A carga horária varia de 4h a 6h e a remuneração é o salário-mínimo, proporcional às horas de trabalho. É uma oportunidade incrível para o jovem ganhar experiência, fazer contatos e dar o primeiro passo no mercado de trabalho.
A importância dos pais para inserir os jovens no mercado de trabalho
Os três desafios seguintes (conflito de gerações, vergonha e falta de instrução) podem ser amenizados com muito diálogo e apoio da família.
Mais do que preparar as habilidades técnicas, é preciso preparar as habilidades emocionais do jovem, afinal esse é um período de muita ansiedade e situações novas, fora da zona de conforto e diferente de tudo que ele já experimentou na escola.
O papel dos pais é transmitir segurança, orientar, mas também estimulá-los a “se jogar” no mundo, pois somente com a experiência é que vem os grandes aprendizados.
Se os pais tiverem dificuldade nesse processo, devem procurar ajuda da escola ou de profissionais, como psicólogos e educadores.
Veja também: A importância da família no processo educacional
Invista em um ensino de qualidade desde a base
O último desafio é solucionado investindo em um ensino de qualidade, não apenas nas vésperas do vestibular, mas desde a base, no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
É importante escolher uma escola que integre a tecnologia desde cedo na vida escolar. O Colégio Innovativo, por exemplo, é uma Escola Google, e utiliza os mais modernos recursos de aprendizado, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com material digital em Chromebooks, possibilitando coletar dados em tempo real do nível de aprendizagem da turma, tornando visível o desenvolvimento de cada um.
A escola é uma ferramenta extremamente importante e transformadora, que deve ajudar seu filho a não apenas adquirir conhecimento técnico, mas pensamento crítico, científico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania.
Para isso, é importante escolher um colégio com boa metodologia de ensino que desenvolva nos alunos um olhar humano e um pensamento reflexivo que serão os grandes diferenciais do jovem no mercado de trabalho e na vida.
No Colégio Innovativo nossos pilares são humanização e tecnologia. Por isso, além de um ensino tecnológico, buscamos sempre estar próximos das famílias e dos alunos, criando laços e apostando em um ensino humanizado.
Dê esse passo importante rumo ao futuro do filho, escolha o Innovativo
Se você quer ajudar seu filho a ingressar com sucesso no mercado de trabalho e ter um futuro próspero, invista em um ensino de qualidade e inovador, que o prepare verdadeiramente para o amanhã.
Aqui no Colégio Innovativo nos preocupamos com cada aluno de forma individual, e buscamos entregar todo o conteúdo em uma linguagem que eles entendam, cada vez mais digital.
Venha nos conhecer pessoalmente e ver de perto como podemos impulsionar o futuro do seu filho. As matrículas para o ano letivo de 2023 estão abertas. Agende sua visita aqui.