“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Esse antigo provérbio africano não podia ser tão atual. O processo de aprendizagem não é tarefa exclusiva da escola, mas uma junção de esforços de educadores e familiares para o desenvolvimento completo da criança.
E isso não é apenas uma opinião. Essa participação conjunta está, inclusive, prescrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/96, que determina que a educação é dever da Família e do Estado, a fim de desenvolver plenamente o educando, o preparando para o exercício da cidadania e para o trabalho.
Mas como deve ser, na prática, essa relação entre escola, família e aluno? É isso que vamos abordar neste artigo.
Benefícios da participação da família na educação
A família é o primeiro ambiente socializador que temos contato quando nascemos. É lá que criamos os primeiros laços afetivos, temos as primeiras interações sociais, nos sentimos seguros e formamos as bases de princípios e valores que vão nortear toda nossa vida. São os aprendizados obtidos no seio familiar que irão preparar a criança para a fase escolar.
Quando a criança chega na Educação Infantil, ela aprende a lidar com diversos tipos de pessoas, aprende a dividir e entende que existe um mundo além da sua família. Nessa fase é natural que surjam dificuldades e conflitos na criança, pois é a primeira vez que ela irá sair da sua zona de conforto e ter interações em sociedade.
Mas não são apenas os pequenos que passam por desafios. Cada fase de desenvolvimento do aluno, seja no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, é permeada por mudanças e conflitos inerentes à idade e ao momento de vida como um todo, afinal, sabemos que o que acontece na vida do aluno fora de sala de aula também impacta no seu desenvolvimento.
E é justamente por isso que a família e a escola precisam trabalhar juntas e manter um diálogo aberto, pois só assim haverá um ambiente que favoreça o aprendizado da criança ou jovem.
Enquanto a escola usa metodologias para educar a criança e fornece um ambiente favorável ao aprendizado, a família tem a função de estimular, incentivar e cobrar o aluno de suas responsabilidades. Com esse trabalho alinhado e em conjunto, o aluno consegue se desenvolver por completo.
Quanto mais a família demonstrar interesse e incentivar a jornada acadêmica do aluno, mais chances de ele ter sucesso em seu desenvolvimento. Estudos apontam que a participação dos pais no processo educativo dos filhos traz diversos benefícios para os estudantes:
- Se sentem mais valorizados e amados;
- Desenvolvem um autoconceito positivo;
- Melhoram desempenho acadêmico;
- Apresentam maior senso de responsabilidade e autonomia;
- Estabelecem relações interpessoais mais cooperativas e amistosas;
- Apresentam maior senso de responsabilidade e autonomia;
- Reduz a chance de evasão escolar.
Além disso, quando a família e a escola possuem um diálogo aberto e um relacionamento mais próximo, os pais passam a compreender melhor os professores e os processos educacionais, e a escola consegue participar mais do contexto familiar do aluno. Com esse apoio mútuo, é muito mais fácil de serem identificados transtornos de comportamento, dificuldades de aprendizagem ou outros problemas pelos quais o aluno esteja passando. A partir disso, família e escola podem atuar juntas para solucionar essas questões e propiciar todas as condições favoráveis ao processo de aprendizagem. Confira o depoimento do Sr. Paulo, pai de um aluno Innovativo:
Como a família pode participar do processo educacional?
Como vimos até aqui, quanto mais a família demonstrar interesse e incentivar a jornada acadêmica do aluno, mais chances de ele ter sucesso em seu desenvolvimento como um todo.
Contudo, é importante ressaltar que essa participação não deve se restringir apenas às cobranças. Acompanhar o desenvolvimento dos filhos deve ir além de garantir que ele faça o dever de casa e conquistar boas notas, é se interessar por sua rotina, ouvir com atenção suas descobertas, orientá-lo na tomada de decisões e apoiá-lo.
Esse interesse dos pais pela vida educacional dos filhos é fundamental para que os alunos se sintam amados, compreendidos, confiantes e motivados a continuar a jornada de aprendizagem escolar.
Do ponto de vista da escola, é importante que os pais atuem ativamente, participando das reuniões escolares, e busquem estar próximos dos professores, equipe pedagógica e da direção, procurando saber mais sobre o comportamento e as avaliações feitas na escola e entendendo como funciona o processo de aprendizagem.
Aluno, escola e família: o tripé de sucesso do Innovativo
No Colégio Innovativo acreditamos muito na eficácia do tripé: aluno, escola e família, onde o aluno traz sua curiosidade, criatividade e desejo em aprender; a escola cria um ambiente desafiador que provoque e estimule o conhecimento e desenvolvimento; e a família dá todo o suporte para que isso aconteça.
No Innovativo , estamos todos os dias em contato com pais, alunos e professores. Prezamos por essa comunicação aberta, pois sabemos que quanto mais perto a família e escola estiverem, mais fácil e tranquilo será o desenvolvimento do aluno.
Inclusive, um dos pilares da escola é a humanização. A proximidade da escola com o aluno e sua família são bem fortes, para que tudo que mencionamos seja contemplado na rotina de aprendizado. A transparência e a comunicação desburocratizada fazem parte da rotina escolar, ajudando muito no processo de ensino aprendizagem.
Além disso, em casos de crianças que têm acompanhamento de algum profissional, tal como um psicólogo (a) ou psicopedagogo (a), a equipe pedagógica se alinha ao profissional, traçando um plano de ação conjunto com o intuito de melhor atender e potencializar o desenvolvimento do estudante. Esse diferencial tem sido constantemente reconhecido pelas famílias da comunidade Innovativo.